O feriado de 7 de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil, foi de movimentação para alguns candidatos ao governo de Minas Gerais. Romeu Zema (Novo), que tenta a reeleição, "dividiu palanque" com Carlos Viana (PL), apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Os dois estiveram juntos no desfile militar na Avenida Afonso Pena, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Viana deixou a solenidade mais cedo, pois compareceu a uma manifestação na Praça da Liberdade convocada por movimentos à direita ligados ao presidente Jair Bolsonaro.
Viana deixou a solenidade mais cedo, pois compareceu a uma manifestação na Praça da Liberdade convocada por movimentos à direita ligados ao presidente Jair Bolsonaro.
Alexandre Kalil (PSD), principal opositor de Zema em Minas, não teve agenda pública nesta quarta-feira. Contudo, o vice da chapa, André Quintão (PT), participou da 28ª edição Grito dos Excluídos e Excluídas, que teve como tema "Brasil: 200 anos de (in) dependência para quem?”, no bairro Lagoinha, Região Noroeste de BH. Os manifestantes caminharam até a Ocupação Pátria Livre, na Pedreira Prado Lopes.
Outro postulante ao governo, Marcus Pestana (PSDB) foi a Ouro Preto, na Região Central de Minas, encontrar apoiadores e participar das comemorações no município que já foi capital do estado. "Não teria nenhum outro lugar melhor para passar e comemorar os 200 anos de Independência que não fosse a praça Tiradentes, em Ouro Preto", afirmou.
Lorene Figueiredo (Psol), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) também concorrem ao Executivo estadual.
O primeiro turno das eleições em Minas será em 2 de outubro. Caso haja segundo turno, ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.