logo

Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Lula para Bolsonaro: 'Vamos reconstruir esse país que o senhor quebrou'

O candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que, se eleito, reconstruirá o Brasil que Jair Bolsonaro (PL) “quebrou”. Segundo o petista, o atual presidente não propõe solução para temas como geração de emprego e renda. Lula ainda desafiou Bolsonaro a comparar os indicadores da atual gestão aos do governo do PT de 2003 a 2010.






“O presidente da República utilizou o momento maior que é o 200 anos da nossa Independência. Ao invés de discutir os problemas do Brasil, tentar falar para o povo como ele vai resolver os problemas da educação, saúde, desemprego, do arrocho do salário mínimo, ele tenta me atacar”, disse Lula, em vídeo publicado nesta quarta-feira (7/9).

"Compare o aumento de salário mínimo, compare a geração de emprego, compare o aumento da massa salarial, compare o investimento em universidade e em escola técnica, compare o crescimento do PIB”, complementou.

Luiz Inácio cobrou de Bolsonaro explicações de escândalos como o caso “Queiroz”, as “rachadinhas” de sua família, a demora na aquisição de vacinas contra COVID-19, a compra de 51 imóveis com dinheiro em espécie e os pastores responsáveis por direcionar verbas do Ministério da Educação com o ex-chefe da pasta Milton Ribeiro.





Lula ainda disse que Bolsonaro não propõe soluções para o combate à fome no Brasil, a precarização do emprego e a reindustrialização do país. "É muito mais fácil falar mal dos outros do que se explicar diante da sociedade brasileira”.

Em outro trecho do vídeo, o candidato do PT pediu ao presidente para se esquecer de países como Venezuela e Nicarágua e se concentrar nos problemas do Brasil.

Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada em 1º de setembro colocou Lula na liderança em intenção de votos, com 45%, contra 32% de Bolsonaro. O instituto ouviu 5.734 eleitores em 285 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00433/2022.