Postulante a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), o deputado estadual Agostinho Patrus (PSD) será sabatinado na próxima segunda-feira (12/09) às 14h30 pela comissão especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que avalia a indicação. Agostinho, presidente da ALMG, é candidato único no ingresso ao TCE.
Leia Mais
Kalil diz que Zema 'abraça quem ele quer, na hora que lhe convém''MG não pode ficar sem Rodoanel', diz líder tanqueiro candidato ao Senado7 de Setembro: veja como foi a agenda dos candidatos ao governo de MinasRoberto Andrade vai disputar presidência da ALMG, com apoio de ZemaAgostinho Patrus recebe aval para conselheiro do TCEEleitores terão tempo extra para conferir voto na urna eletrônicaApós passar pela sabatina, ainda sem horário definido, a indicação de Agostinho Patrus seguirá para apreciação em turno único no plenário principal da ALMG. Ainda não há data para votação, dependerá dos trabalhos da comissão especial. O presidente do Legislativo precisa de maioria simples para seguir ao TCE.
A expectativa, contudo, é que o processo seja finalizado após as eleições de outubro de 2022. Agostinho Patrus, deputado estadual em quarto mandato, não disputará cargo político neste pleito.
TCE
A vaga pleiteada por Agostinho Patrus no TCE é a do conselheiro Sebastião Helvecio. Ele se aposentou em dezembro de 2021 e, desde então, a cadeira está vaga - outros seis conselheiros compõem o TCE-MG.Após a saída de Agostinho Patrus da ALMG, será necessária uma eleição para presidente interino da Casa de dezembro de 2022 a janeiro de 2023. Em fevereiro, já com a nova formatação do Parlamento Mineiro após as eleições de 2022, em outubro, ocorre a tradicional eleição para a nova legislatura.