O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) e candidato à reeleição anunciou, nesse domingo (11/9), seu novo vice. Nas redes sociais, Castro apresentou o deputado estadual Thiago Pampolha (União) como candidato na chapa do governador, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura do ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB-RJ).
Pampolha está em seu terceiro mandato parlamentar e era candidato à reeleição. No anúncio, o governador agradeceu o trabalho de Washington Reis.
"Tanto eu quanto Thiago queremos agradecer muito ao Washington Reis, dizer que o Washington Reis está com a gente junto. Washington Reis é o terceiro aqui nessa chapa, continua conosco, firme. Washington foi uma peça fundamental para esse fechamento que nós tivemos", disse o governador em vídeo publicado nas redes sociais.
Pampolha está em seu terceiro mandato como deputado e foi autor de leis em prol do meio ambiente, educação, geração de emprego, acessibilidade, cultura e esporte. No Governo do Rio, ocupou os cargos de secretário de Esporte, em 2017, e do Ambiente e Sustentabilidade, em 2020.
%u2014 Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) September 11, 2022
Candidatura barrada
O ex-prefeito teve a candidatura barrada pelo TRE-RJ devido à condenação no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime ambiental e loteamento irregular quando prefeito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, o que o enquadra na Lei da Ficha Limpa e o torna inelegível.