O candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB), fará uma visita à Santa Casa de Belo Horizonte nesta terça-feira (13/7). O ex-governador paulista estará na capital mineira a reboque de um périplo por Minas Gerais, que terá, ainda, passagens por Poços de Caldas, no Sul, e Uberlândia, no Triângulo.
Médico, Alckmin vai visitar a Santa Casa quase três meses após um incêndio que comprometeu parte da estrutura do local. O fogo fez o hospital filantrópico perder 50 leitos.
Como mostrou ontem (11/9) o Estado de Minas, as agendas em Poços de Caldas e Uberlândia já estavam definidas. O martelo a respeito de BH, porém, foi batido posteriormente.
Segundo apurou a reportagem, além da visita a Santa Casa, onde deve conceder uma coletiva de imprensa no início da noite, Alckmin vai se reunir com Dom Walmor de Oliveira Azevedo, arcebispo de BH e presidente da Confederação Nacional dos Bispos (CNBB). O roteiro tem, ainda, uma plenária com movimentos sociais no comitê de Alexandre Kalil (PSD), que concorre ao governo mineiro com o apoio de Lula.
Além de Kalil, o senador Alexandre Silveira (PSD), que tenta a reeleição com o endosso petista, também vai compor a comitiva.
Alckmin vai atuar como "fiador" de Lula
Será a primeira incursão solo de Alckmin a Minas desde que ele foi anunciado como parceiro eleitoral de Lula. A expectativa é que ele impulsione a interlocução do PT junto a setores ainda refratários a Lula.
Em Uberlândia, por exemplo, o pessebista vai conversar com representantes do agronegócio e participará de um encontro com lideranças evangélicas.
Antes, em Poços, onde estará durante a manhã desta terça, vai participar de uma conversa com representantes do ramo hoteleiro e turístico. Haverá, também, uma caminhada por algumas ruas do município.
A tendência é que o candidato a vice chegue a Poços por volta das 8h30. Em Uberlândia, o desembarque será às 13h30. A última agenda em BH, no comitê de Kalil, por sua vez, está prevista para começar às 20h30.
Minas na rota da eleição presidencial
A agenda de Alckmin engrossa semana com destacadas movimentações políticas em Minas. Isso porque, nesta segunda-feira, Belo Horizonte vai receber a visita do general Walter Braga Netto (PL), postulante a vice-presidente na coalizão liderada pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
Na quinta-feira (15/9), será a vez de Lula voltar ao estado, para um comício em Montes Claros, no Norte de Minas.