Pesquisa Ipec (ex-Ibope) para a Presidência da República, divulgada na noite desta segunda-feira (12/9), indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente de Jair Bolsonaro (PL). A pouco menos de três semanas das eleições, o petista aparece com 46% das intenções de voto. Bolsonaro chegou a 31% do eleitorado.
Leia Mais
Pesquisa BTG: Lula tem 13 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 2º turnoBTG: diferença entre Lula e Bolsonaro é de 6 pontos, a menor desde marçoLula atribui morte a Bolsonaro e diz que tentou localizar família da vítimaPesquisa Atlas no PR: diferença entre Bolsonaro e Lula é de 4,5 pontosLula: 'Quem compra arma é o crime organizado, patrocinado pelo presidente''Dei uma aloprada', diz Bolsonaro sobre falas da pandemiaWaack sobre falta de Bolsonaro na CNN: 'Único que decidiu não participar'Lula na CNN: 'A negação da política fez surgir Bolsonaro e Hitler'- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 46%
- Jair Bolsonaro (PL): 31%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 4%
- Soraya Thronicke (União Brasil) 1%
- Felipe d'Avila (Novo): 1%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- José Maria Eymael (PSDC): 0%
- Padre Kelmon (PTB): 0%
- Leonardo Péricles (Unidade Popular): 0%
- Brancos: 6%
- Não sabem: 4%
Segundo turno
O Ipec também traçou o cenário de um eventual segundo turno. De acordo com o levantamento, Lula venceria as eleições, com 53%, contra 36% de Bolsonaro.A pesquisa entrevistou 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.