Em 18 dias, 156 milhões de eleitores brasileiros irão às urnas para o primeiro turno das eleições com o objetivo de escolher, entre outras funções, o próximo presidente da República.
No total, são 11 candidatos ao Planalto. Além do presidente, os eleitores também vão escolher governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais/distritais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que, antes de votar, o eleitor decore ou anote o nome e o número do candidato para poder digitar na urna eletrônica.
Nessas eleições, candidatos que já concorreram em pleitos anteriores trocaram o número, como por exemplo, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre a reeleição.
Veja abaixo a lista com os candidatos à presidência da República e os números de cada um na urna:
- Ciro Gomes (PDT): 12
- Felipe D’Ávila (Novo): 30
- Jair Bolsonaro (PL): 22
- José Maria Eymael (DC): 27
- Léo Péricles (UP): 80
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 13
- Pablo Marçal (Pros): 90
- Simone Tebet (MDB): 15
- Sofia Manzano (PCB): 21
- Soraya Thronicke (UB): 44
- Vera Lúcia (PSTU): 16
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.