Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Kalil e Zema miram o Norte de Minas Gerais nesta quinta

A Região Norte de Minas Gerais é a bola da vez para Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD), candidatos a governador nas eleições de outubro de 2022. Nesta quinta-feira (15/09), os adversários - tidos como os dois principais na disputa do Palácio Tiradente - cumprem agenda eleitoral na zona com 1.779.701 moradores, segundo levantamento de agosto de 2021 do Departamento de Convênios da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS).





Zema vai passar o dia na cidade de Janaúba. Durante a manhã, o atual governador e candidato à reeleição concede entrevistas a rádios e se reúne com apoiadores. Já durante a tarde, ele se reúne com representantes dos setores produtivos e participa de uma caminhada no Centro da cidade.

Já Kalil, prefeito de Belo Horizonte entre 2017 e março de 2022, vai para Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas. De noite, ele participa de comício "pomposo" na Praça da Catedral.

O evento tem como grande atração Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República. O senador Alexandre Silveira (PSD-MG), nome à reeleição, também vai participar do ato, junto de outros apoiadores do petista.

O ex-prefeito da capital mineira tem como desafio conquistar votos no interior de Minas, algo que o atual governador Zema - muito também pela carreira como empresário antes da política - aparenta ter mais facilidade. Esta questão, inclusive, tem sido tratada pelas equipes de propaganda, com Kalil sendo acusado de "não conhecer o interior".




Eleições 2022

Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d'Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) também se colocam como candidatos à Presidência da República.

Para o governo mineiro, Carlos Viana (PL), Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (Psol), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) são outros nomes na disputa. 

Cleitinho Azevedo (PSC), Marcelo Aro (PP), Bruno Miranda (PDT), Dirlene Marques (PSTU), Irani Gomes (PRTB), Pastor Altamiro Alves (PTB), Sara Azevedo (Psol) e Naomi Coura de Almeida (PCO) também disputam o posto de senador por Minas.

O primeiro turno das eleições será em 2 de outubro. Em caso de segundo turno, ele acontecerá no dia 30 do mesmo mês.