A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve junto com o petista em Montes Claros, no Norte de Minas, nesta quinta-feira (15/09) e, durante pronunciamento, ironizou a fala da primeira-dama Michelle Bolsonaro, afirmando que não será "ajudadora" do marido.
"Eu não vou te ajudar não, não vou ser ajudadora. Eu vou estar do seu lado, junto, lutando, para a gente dar de novo o Brasil da esperança que esse povo maravilhoso merece", disse, Janja.
Leia Mais
Bolsonaro dedica quase nove minutos de sua live para atacar LulaLula sobre Bolsonaro: 'Não governa nem trabalha'Janones após Datafolha: 'Dia de festa, vitória no 1º turno é real'Jair Renan defende a mãe, após críticas de Michelle Bolsonaro Bolsonaro lidera no Rio de Janeiro com 45,2%, diz pesquisa AtlasBolsonaro e Lula agendam para o mesmo dia novas visitas a Minas GeraisLula tem 43,3% contra 34,8% de Bolsonaro, diz pesquisa CNTAlexandre Silveira confirma presença de Lula em Ipatinga na próxima semanaFábio Faria é processado por usar Beth Carvalho em vídeo bolsonaristaA socióloga fez referência à fala de Michelle Bolsonaro, que na última quarta-feira (14/09), em evento de campanha com o presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que "a mulher é uma ajudadora do esposo". A primeira-dama também ressaltou que por ser "espiritual" e, seu marido, Jair Bolsonaro, "técnico", eles se completam.
Lula, durante o comício em Montes Claros, também acenou ao eleitorado feminino. “Vocês não são cidadãs de 2ª categoria. Vocês têm que ser respeitadas”, disse o candidato.
Campanha
Ambos candidatos têm utilizado suas esposas nos eventos de campanha. Jair Bolsonaro, que precisa de mais força com o eleitorado feminino, tem levado a primeira-dama para falar diretamente com esse tipo de público. Evangélica, Michelle conversa com as mulheres que comparecem nas agendas de campanha do atual presidente, afirmando que o marido “apoia a família” e , em muitas ocasiões, aproveita o momento para orar junto aos eleitores.
Lula também leva Janja aos compromissos eleitorais. A socióloga também tem o seu espaço nos eventos em que o petista participa, sempre ressaltando a história do ex-presidente na política. Em suas últimas participações, Janja tem provocado a primeira-dama, em referência às suas falas.
No dia 8 de setembro, Janja disse que não havia nenhuma princesa no comício de Lula, “só mulher de luta”. Na véspera, no dia 07 de setembro, dia da Independência do Brasil, Bolsonaro havia sugerido que os homens procurassem princesas para se casarem.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.