O candidato ao governo de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), gravou um vídeo apoiando a candidatura do ex-presidente Fernando Collor (PTB) a governador em Alagoas. De acordo com o nome apoiado por Bolsonaro ao Palácio dos Bandeirantes, o alagoano deixou um grande legado para o país após sua passagem pela Presidência.
Leia Mais
Bolsonaro critica velha política ao lado de CollorPesquisa Ipec: Haddad lidera em São Paulo com 36%; Tarcísio tem 21%Deputado dispara tiro no diretório estadual do PSDB em São PauloCollor: 'impichado', inocentado e, agora, julgado na Lava JatoApoiado por Bolsonaro, Collor despenca na pesquisa para governo de AlagoasColégio desconhecido por Tarcísio fica a 500 m de domicílio eleitoralKataguiri recebe doação de assessores e diz que dinheiro será devolvidoCarreata com Bolsonaro faz trocadilho com Ku Klux KlanTarcísio de Freitas é o nome bolsonarista para o governo de São Paulo. Ele foi ministro da Infraestrutura na atual gestão federal e deixou o cargo para concorrer a governador do maior colégio eleitoral do país.
Fernando Collor de Mello foi presidente da República entre 1990 e 1992, quando teve seu período no Palácio do Planalto encurtado por um impeachment. Seu governo até hoje é dono da marca da menor aprovação popular desde a redemocratização, com 9% dos eleitores avaliando a gestão como positiva. O mandato foi marcado pelo confisco das contas bancárias e poupanças dos brasileiros como medida para conter a hiperinflação vivida no país.
Collor é senador por Alagoas desde 2007 e manifestou apoio ao presidente de forma reiterada ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante o ano eleitoral de 2022, o ex-presidente e o atual chefe do Executivo Nacional já dividiram palanque em duas oportunidades, durante lançamento da pré-candidatura de Bolsonaro à reeleição e durante motociata em Maceió-AL.
Campanha em São Paulo
Na pesquisa divulgada pelo Datafolha na noite dessa quinta-feira (15/9), Fernando Haddad (PT) aparece liderando as intenções de voto no primeiro turno, com 36%. Tarcísio de Freitas tem 22% das menções e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), tem 19%.
Em um eventual segundo turno, Haddad aparece na frente em um cenário contra Tarcísio (54% contra 36% das intenções de voto). e de Rodrigo Garcia (47% contra 41%).
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.