Candidato do PSD ao governo de Minas Gerais, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, disse, nesse sábado (17/9), que empresários de aluguel de carros e do setor minerário são os principais financiadores da campanha de Romeu Zema (Novo) à reeleição. A declaração foi dada durante o debate promovido por TV Alterosa, Estado de Minas e Portal Uai.
Leia Mais
Lorene: 'Zema e Bolsonaro são os exterminadores do futuro'Pestana para Viana: 'Me preocupa é que você fez sua vida toda no rádio'Pestana diz que falta diálogo a Zema: 'Nova política não é verdade'Pesquisa Ipec: Zema lidera em Minas com 46%; Kalil tem 29%'Para as mineiras', diz Zema sobre projeto contra a violência domésticaKalil sobre Zema: 'Bom para os ricos, ruim para os pobres'Saiba como foi o dia dos candidatos ao governo de Minas nesta segunda-feiraMalafaia filma chegada de Bolsonaro na embaixada brasileira de LondresA declaração do pessedista vai ao encontro das críticas feitas por Carlos Viana (PL) e Lorene Figueiredo (Psol) sobre isenções de impostos concedidas a grandes empresários. A pessolista, aliás, chamou de "farra" as isenções.
Viana, por sua vez, questionou a decisão do Novo de não utilizar os recursos públicos do Fundo Eleitoral, que banca parte das campanhas no país.
"É muito cômodo dizer que não precisa de dinheiro público para campanha sendo que os milionários que estão bancando. Os mesmos que estão tomando conta de Minas", criticou.
Leia Mais
Lorene: 'Zema e Bolsonaro são os exterminadores do futuro'Pestana para Viana: 'Me preocupa é que você fez sua vida toda no rádio'Pestana diz que falta diálogo a Zema: 'Nova política não é verdade'Pesquisa Ipec: Zema lidera em Minas com 46%; Kalil tem 29%'Para as mineiras', diz Zema sobre projeto contra a violência domésticaKalil sobre Zema: 'Bom para os ricos, ruim para os pobres'Saiba como foi o dia dos candidatos ao governo de Minas nesta segunda-feiraMalafaia filma chegada de Bolsonaro na embaixada brasileira de LondresAusente, Zema vira alvo
Além de Kalil, Lorene e Viana, também participou do debate Marcus Pestana, candidato do PSDB. Aguardado para o embate, Zema não compareceu. Foi o segundo debate rumo à eleição deste ano que teve a ausência do postulante à reeleição.
Ao justificar a ausência, em nota, a equipe de Zema disse que houve discordância com a dinâmica do debate e também com a possibilidade de o púlpito de algum candidato ausente permanecer no estúdio.
"Em razão de compromissos de campanha do candidato Romeu Zema no Alto Paranaíba, neste sábado (17/9), e por não ter concordado previamente com as regras do debate, a candidatura ao Governo de Minas do Novo informa que não participará do programa."
A TV Alterosa se manifestou sobre a ausência de Zema e salientou que as regras foram aprovadas em reunião com assessores dos candidatos.
"Com relação à discordância das regras mencionadas em nota pela assessoria de Romeu Zema, a TV Alterosa esclarece que foi realizada reunião com os representantes de todos os candidatos convidados. Durante esta reunião, o único ponto de discordância levantado pelos representantes do candidato à reeleição foi relativo à veiculação da imagem do púlpito no cenário na eventual ausência de algum dos convidados", inicia, em nota lida no ar pela jornalista Carolina Saraiva, mediadora do debate. "As regras foram aprovadas por mais de 2/3 dos presentes, como estabelece a Lei 9.504, inciso III, parágrafo quinto e encaminhada à Justiça eleitoral. A TV Alterosa lamenta a decisão do candidato Romeu Zema de se ausentar do debate", complementa a emissora.
Hoje, Zema cumpriu agenda de campanha em Patos de Minas, cidade da Região do Alto Paranaíba. O governador também faltou ao debate da TV Band, realizado em agosto. À época, alegou ter tido "indisposição".