(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAMPANHA ELEITORAL

Eleições 2022: Conheça os jingles mais engraçados dos candidatos

Candidatos nas eleições deste ano apostaram em canções cômicas para promover campanha; maioria tenta associar suas propostas em hits da internet


18/09/2022 11:08 - atualizado 18/09/2022 11:33

urna eletrônica
Humor e tentativa de viralizar na internet é aposta de candidatos nas Eleições 2022 (foto: Agência Brasil)

Paródias, memes, marchinhas ou composições autorais… As canções "chiclete" - aquelas que grudam no ouvido - são as principais estratégias políticas usadas pelos candidatos durante o período de eleição. Desse modo, conquistam a atenção dos votantes com jingles engraçados, uma maneira prática de o eleitorado memorizar os números na hora de votar.


Existem diferentes estratégias que englobam os jingles de campanha e podem se tornar decisivas na hora de eleger. Uma dessas táticas, são as produções cômicas que provocam o interesse do público e se popularizam com grande velocidade. 

Com isso, candidatos às vagas de deputado federal, ao senado e a assembleia legislativa  de seus estados, apostaram nos jingles engraçados como plano de campanha. A maioria deles tentam associar suas propostas em paródias de músicas e ritmos que estão fazendo sucesso nas redes sociais, nos últimos meses. Confira.

Kim Kataguiri (União)

“Não aguento o preço da marmita, na minha conta só tem cobrança. É a inflação que voltou quando elegemos o capitão.”


Segundo espectadores no Youtube, a criatividade pode definir o jingle de campanha do deputado federal Kim Kataguiri (União - SP), candidato à reeleição. A versão imita o ritmo cantado na abertura do anime Dragon Ball GT de forma dinâmica, em que combina a letra divertida, memes e imagens.


A canção do deputado que se diz “otaku e gamer” nas redes sociais continua: “Pensei que Paulo Guedes era sensei, fui na sua palestra acreditar que o preço do PlayStation e acabar baixando no fim. Eu me lasquei. O Brasil nunca saiu do lugar, até joguinho indie eu pirateei, parei com lolzinho para não pagar a conta de luz. Eles perguntam: ‘E o PT?’, pois as acusações não sabem responder. Não enganam mais ninguém, Rachadinha e Petrolão tem que acabar.”

 

Tiririca (PL)

O deputado federal Tiririca (PL-SP), candidato à reeleição, fez uma paródia da música "O portão" de Roberto Carlos. "Eu votei, de novo eu vou votar. Tiririca, Brasília é seu lugar", canta o parlamentar nos instantes iniciais do vídeo.


Durante a performance, Tiririca encena o episódio em que o cantor se irritou com uma fã e mandou a mulher “calar a boca”  em um show em julho deste ano.

 

Antonio Fernando (PP)

“É o deputado do povo”, assim destaca a campanha do deputado estadual por Pernambuco e candidato à reeleição Antonio Fernando (PP-PE), também conhecido por Bigode. O deputado lançou uma paródia da música “Tem cabaré essa noite”, hit dançante, que emplacou nas vozes de Nivaldo Marques e Nattan.


“O povo do sertão ele valorizou, é o melhor deputado, o povo aprovou. Antonio Fernando trabalha para todos. Eu já tenho certeza em quem eu vou votar, vote Antonio Fernando para continuar.” canta a versão do forró para a campanha.

 

A música também serviu de base para o jingle de Cleitinho Azevedo (PSC-MG). No refrão, o candidato aposta na repetição do número. “Vote 200, Cleitinho, ui, ai”.

 


André Fernandes (PL)

Atual deputado estadual do Ceará, André Fernandes (PL-CE) está concorrendo a uma vaga na Câmara Federal, nas eleições de 2022. Para promover sua candidatura, ele e sua equipe lançaram o jingle “O 01 do Bolsonaro no Ceará", em que evidencia a relação do candidato com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o coloca contra a corrupção.


“2222 o federal do capitão. Terror das feministas e dos esquerdistas.”, diz a letra da canção.

 

Max Maciel (PSOL)

Um beat envolvente, coreografado, e a repetição do número do candidato, embalam a campanha do suplente de Deputado Distrital, Max Maciel (PSOL). O vídeo divulgado é  característico dos conteúdos no TikTok, simples com ênfase na dancinha.


Além da letra reforçar aos votantes o número do candidato à vaga na Câmara Legislativa do Distrito Federal , incentiva a participação: “não esqueça de gravar sua coreografia” 


 

 

Marília Arraes (Solidariedade)

Exercendo o mandato de deputada federal Marília Arraes (SD) está na corrida ao governo de Pernambuco, nas eleições de 2022. A candidata também investiu na dancinha e nos trechos constantes, para impulsionar a campanha eleitoral.


O clipe, que conta com a participação de figuras como Dadá Boladão, André Viana, Vytinho NG e MC Troinha, ressalta a parceria com o ex-presidente Lula: “Tá na defesa de quem precisa, com Arraes e Lula, lá vem Marília. E marilhando eu sei que vou. Pernambuco tá na veia. 77 confirmou!”.

 

Ratinho Junior (PSD)

Candidato à reeleição ao governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD) reproduz uma versão do Programa do Ratinho, do SBT, como jingle de campanha: “Tem café no bule, coragem e saúde ele traz muita alegria para você”.

 

Chris Tonietto e Márcio Gualberto (PL) 

A parceria entre a deputada federal Chris Tonietto (PL), que tenta reeleição este ano, e o candidato a deputado estadual pelo Rio de Janeiro Márcio Gualberto (PL), rendeu uma paródia do clássico do rock “We will rock you”, da banda Queen.


Na música a dupla se apresenta como opositores do Partido dos Trabalhadores: “Contra o PT, comunismo e socialismo, quero essa ideologia na lata do lixo”.

 

Adriana Gerônimo (PSOL)

A candidata ao cargo de deputada estadual do Ceará Adriana Gerônimo (PSOL), apostou em uma versão do piseiro de João Gomes, “Meu Pedaço de Pecado”. Na paródia da campanha é apresentado propostas de Adriana Gerônimo para o estado. 


“A história você já conhece. Ela é cearense, ela é brasileira, é mulher, é mãe, é guerreira e vive na luta de ser mulher preta. Ela vai lutar pelo combate da fome e da desigualdade social, apoiar as mães, cuidar bem da infância e da diversidade em geral”, narra a canção.

 

Outras paródias 

A produtora Jingle Online, especializada em canções para campanhas políticas, localizada no Rio Grande do Sul, ajuda candidatos de todo país na construção de uma estratégia musical. A empresa disponibiliza uma porção de amostras pré-definidas, de diferentes cantores e arranjos.


Quando admitida a Jingle Online molda a paródia para o candidato contratante. Confira os modelos divulgados: 


  • Paródia de “Revoada no colchão” 

  • Paródia de “Barões da pisadinha”

  • Paródia de “Pipoco”

  • Paródia de “Dançarina”

  • Paródia de “Acorda Pedrinho”

Juliana Bonde para Bolsonaro

A vocalista do Bonde do Forró, Juliana Caetano, mais conhecida como Juliana Bonde, produziu uma música, com coreografia sensual, para a campanha do presidente Bolsonaro (PL). A letra do forró eletrônico “Ele só quer trabalhar com menas gente”.


Juliana Bonde faz composições que se popularizaram na internet por suas letras com duplo sentido que são consideradas engraçadas. Apesar de não ser oficialmente um jingle para o candidato, os eleitores de Bolsonaro fazem comentários apoiando e usando a música.

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)