Embora sua coligação tenha acionado o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para impedir o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar imagens da ida ao funeral da rainha Elizabeth 2ª, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou uma foto ao lado da monarca em seu programa eleitoral em 2006, quando foi candidato à reeleição.
Na foto, Lula aparece em pé ao lado da rainha enquanto um narrador faz uma comparação com o passado do então presidente antes de se eleger.
Leia Mais
Marina é comparada com Goku e brinca: 'Juntando energia para a Genki Dama'Zema usa imagem de hospital concluído por Kalil em programa eleitoral Jornais britânicos acusam Bolsonaro de usar funeral da rainha como palanqueVeja 10 paródias de músicas nas Eleições 2022TSE proíbe Bolsonaro de usar na campanha discurso em LondresPesquisa Ipec: Lula chega a 47% e Bolsonaro fica em 31%Dirigente do PDT abandona Ciro e declara apoio a LulaDólar tem forte queda com otimismo sobre Brasil e apoio de Meirelles a LulaJustiça nega liberdade para acusados de matarem Marielle Franco"O Lula que vendia tapioca e amendoim em São Paulo e hoje sai pelo mundo para promover a agricultura, a indústria e os produtos brasileiros trazendo emprego e desenvolvimento para o Brasil", afirma.
Nesse momento, ele aparece ao lado de outras lideranças globais da época, como o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush (2001-09) e o ex-presidente da Coreia do Sul Roh Moo-hyun (2003-08).
Neste domingo (18), a coligação de Lula entrou com uma representação no TSE para impedir que Bolsonaro exiba quaisquer imagens de sua viagem a Londres.
Na viagem, Bolsonaro fez um discurso a apoiadores, comparou os preços dos combustíveis aos do Brasil e compareceu à cerimônia religiosa oficial de despedida da rainha.
Em nota, a assessoria de Lula afirmou que "uma coisa é mostrar atos bem-sucedidos de governo e diplomacia, que Bolsonaro não tem".
"Outra é no meio da campanha eleitoral levar seu coordenador de comunicação para viajar para o exterior para gerar imagens as custas do erário público", declarou.