Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipec: Lula tem chance de vencer no 1° turno

Com 47% das intenções de voto, segundo a pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada na noite desta segunda-feira (19/9), o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem chance de ser eleito no primeiro turno do pleito presidencial deste ano. O principal concorrente, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31%.





Para que um candidato a cargo majoritário vença no primeiro turno, basta que tenha 50% mais um dos votos válidos.

 

Leia: Fábio Faria se revolta com Ipec: 'Chega desse absurdo!' 


O levantamento aponta que, caso as eleições cheguem ao segundo turno, o petista estaria com 54% das intenções de voto. Já Bolsonaro estaria com 35%.

A potencial derrota do candidato que busca a reeleição será a primeira desde a aprovação da emenda constitucional que permitiu a reeleição de prefeitos, governadores e presidente, em fevereiro de 1997.

Desde 1998, uma eleição presidencial não é decidida no primeiro turno. Na época, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu 53% dos votos, contra 31,7% de Lula e 11% de Ciro Gomes (hoje no PDT, mas na época no PPS).

 

Leia: Pesquisa Ipec: Lula tem vantagem sobre Bolsonaro no 2° turno

 

Confira os números:

Lula (PT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 31%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 5%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Luiz Felipe D'Ávila (Novo): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Léo Péricles (UP): 0%
Constituinte Eymael (DC): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%

Kelmon Souza (PTB): 0%

Brancos/Nulos: 5%

Não sabem/Não responderam: 4% 

 

Leia: Pesquisa Ipec: Lula chega a 47% e Bolsonaro fica em 31% 

 

 

 

Último levantamento

Na última pesquisa Ipec, divulgada em 12 setembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecia com 46% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31%. Na sequência, vieram Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB), com 7% e 4%, respectivamente.  

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.