O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Planalto, lidera a corrida eleitoral com 40,1%. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), está em segundo lugar com 36,4%. É o que aponta a nova Pesquisa Paraná, divulgada nesta terça-feira (20/9).
Ciro Gomes, candidato do PDT, aparece com 7,3% das preferências, no terceiro lugar. Seguido pela senadora Simone Tebet, do MDB, com 4,6%.
Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU), Padre Kelmon (PTB), Constituinte Eymael (Democracia Cristã) e Léo Péricles (UP) tiveram menos de 1%.
Leia Mais
Na ONU, Bolsonaro destaca proteção às mulheres: 'Combatemos com todo rigor'Na ONU, Bolsonaro comemora queda no preço da gasolina e a deflaçãoNa ONU, Bolsonaro afirma que 'extirpou a corrupção que existia no Brasil''Para as mineiras', diz Zema sobre projeto contra a violência domésticaPesquisa Genial/Quaest: Lula vai a 44% e Bolsonaro fica em 34%Bolsonaro sai de evento da ONU, vai até churrascaria e diz: 'Imbrochável'Paraná Pesquisas: governo Bolsonaro é desaprovado por 51,2%Intenção de voto
- Lula: 40,1%
- Jair Bolsonaro: 36,4%
- Ciro Gomes: 7,2%
- Simone Tebet: 4,6%
- Soraya Thronicke: 0,7%
- Felipe D'Avila: 0,2%
- Sofia Manzano: 0,2%
- Vera: 0,2%
- Padre Kelmon: 0,2%
- Constituinte Eymael: 0,0%
- Leo Péricles: 0,0%
- Não sabem: 4,7%
- Nenhum/Branco/Nulo: 5,6%
Em comparação com o levantamento anterior, o petista cresceu meio ponto percentual; o chefe do Poder Executivo caiu 0,1 ponto.
Pesquisa Paraná
A pesquisa Paraná foi realizada entre os dias 15 e 19 de setembro deste ano, com 2020 eleitores em 164 municípios dos 26 estados mais Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto ao TSE com o código: BR-09417/2022.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.