O youtuber Felipe Neto usou as redes sociais, nesta quarta-feira (21/9), para alfinetar os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que não acreditam nas pesquisas eleitorais.
No RJ, o ex-presidente passou à frente numericamente, indo de 38% para 41% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, foi de 39% para 36%.
"11 dias para bolsonaristas descobrirem que são minoria", escreveu o youtuber em deboche.
11 dias pros bolsonaristas descobrirem q são minoria.
%u2014 Felipe Neto %uD83E%uDD89 (@felipeneto) September 21, 2022
Alguns apoiadores do presidente afirmam que pesquisas eleitorais como o Ipec e o Datafolha são manipuladas. Para eles, Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida ao Planalto.
Ipec
Pesquisas do Ipec, encomendadas pela Globo, divulgada ontem, terça-feira (20/9), mostram que Lula (PT) permanece à frente de Jair Bolsonaro (PL) em SP e MG, enquanto no RJ há empate técnico entre os candidatos à Presidência da República.
Em SP, Lula lidera com 43%, um ponto percentual a menos que na pesquisa anterior. Já Bolsonaro passou de 28% para 33% entre os dois levantamentos.
Em MG, o petista manteve os 46% da última pesquisa, enquanto o atual presidente oscilou um ponto para cima e registrou 31% das intenções de voto.
No RJ, o ex-presidente passou à frente numericamente, indo de 38% para 41% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, foi de 39% para 36%.
Datafolha
Pesquisa Datafolha divulgada na ultima quinta-feira (15), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.