A ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello (PT), criticou o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o governo Jair Bolsonaro (PL), por negar a realidade da fome entre os brasileiros. Nessa quarta-feira (21/9), Guedes questionou dados sobre a insegurança alimentar no país ao afirmar que é impossível que o Brasil tenha 33 milhões de pessoas passando fome.
Leia Mais
Bolsonaro não poderá usar imagens de discurso na ONU na campanhaGuedes sobre 33 milhões de pessoas que passam fome no Brasil: 'É mentira'Bolsonaro questiona fome no Brasil: 'Já viu alguém pedindo pão?'Após agressão a pesquisador Datafolha, Lira critica institutos de pesquisaPropaganda eleitoral de Zema relembra discussão de Kalil com entrevistadorDelegado que investiga Milton Ribeiro quer ouvir membros da cúpula da PFBolsonaro diz que discurso na ONU foi para 'mostrar o Brasil para o mundo'Em defesa de Ciro Gomes, Sergio Moro volta atacar PTCampanha pelo voto útil ganha fôlego e Ciro e Tebet reagemSimone Tebet: 'Eu sou a única que tem condições de derrotar Lula'Ciro Nogueira sobre possibilidade de vitória de Lula: 'Parece ficção'"Guedes coordena o IBGE. Seria útil ter oferecido à sociedade e ao governo bases científicas que permitissem construir políticas públicas para enfrentar a fome e a Insegurança Alimentar. Não fez. Por isso a Rede Penssan foi a campo. Não cabe ao governo dar pitacos", criticou Campello.
Para ela, Guedes deveria ter ajudado a impedir o crescimento da fome no Brasil. Mas afirma que, em quatro anos, o ministro não aprendeu nada, só restando o "negacionismo".
"Deveria ter cumprido seu papel, e frente ao crescimento da tragédia social, ter orientado o IBGE a ir a campo com a aplicação da EBIA (Escala Brasileira de Insegurança Alimentar). A última foi feita em 2017. Ao contrário, vem sucateando o IBGE", disparou.
"Em 4 anos não aprenderam nada, só resta o negacionismo. Destruíram a estratégia brasileira de enfrentamento à fome e pobreza e construíram um programa mal desenhado. Por isso a fome está de volta. Com Lula vamos tirar o Brasil, novamente, do MAPA da FOME e reconstruir o país", finalizou.