Nota pública ' Voto Pró-Democracia nas Eleições: "Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral.
%u2014 Fernando Henrique Cardoso (@FHC) September 22, 2022
"Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional", disse o ex-presidente.
Recado velado
Aos 91 anos, FHC afirmou ainda que não tem nenhum problema de saúde grave, mas que "não tem mais energia" para participar ativamente do debate eleitoral.
Apesar de não haver citações a nenhum candidato específico, a carta é considerada um recado velado a Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição e é criticado exatamente por seus ataques às instituições democráticas e pelo desmonte de áreas como a cultura, a ciência e pesquisa. A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou contato com FHC para uma declaração de apoio ainda no primeiro turno. Porém, seu partido, o PSDB, apoia oficialmente a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB).
Confira a nota na íntegra:
Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral.
Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional.
Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente da República