O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 14 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), aponta nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (22/9). Lula tem 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 33%
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), tem 7%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) conquistou 5% da preferência do eleitorado. Soraya Thronicke (União Brasil) aparece em quinto, com 1% das intenções de voto.
Ainda segundo o levantamento do Datafolha, Felipe D'Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (Democracia Cristã), Leo Péricles (UP) e Kelmon Souza (PTB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%, enquanto 2% dos entevistados ainda não sabem ou não responderam.
Confira o resultado de hoje comparado com o de 15/9, data da pesquisa anterior do Datafolha:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 47% (tinha 45% em 15/9)
- Jair Bolsonaro (PL): 33% (33%)
- Ciro Gomes (PDT): 7% (8%)
- Simone Tebet (MDB): 5% (5%)
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (2%)
- Felipe d'Avila (Novo): 0% (0%)
- Sofia Manzano (PCB): 0% (0%)
- Verá Lúcia (PSTU): 0% (0%)
- José Maria Eymael (PSDC): % (0%)
- Kelmon Souza (PTB): 0% (0%)
- Leonardo Péricles (Unidade Popular): 0% (0%)
- Brancos: 4% (4%)
- Não sabem: 2% (3%)
O Datafolha simulou, ainda, eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Nesse cenário, o petista vence o capitão reformado por 54% a 38%.
A pesquisa
O Datafolha divulgou na noite desta quinta-feira (22/9), nova pesquisa com intenções de voto para presidente da República. O instituto ouviu 6.754 eleitores em 343 municípios em todas as regiões do Brasil entre os dias 20 e 22 de setembro.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04180/2022.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.