O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em outros países, como a Venezuela. Durante a sabatina com Ratinho, no SBT, nesta quinta-feira (22/9), o ex-presidente apontou que esta ação foi necessária para que o Brasil recebesse também investimentos de fora.
“Quando você está financiando uma obra, você exporta sua engenharia. Quem começou a fazer o metrô de Caracas foi o presidente Fernando Henrique Cardoso. Então, primeiro, quando o BNDES empresta dinheiro, é obrigado a contratar uma empresa brasileira. Segundo, os componentes são comprados do Brasil. Então, o que você está fazendo é estar exportando, além de receber o dinheiro de volta”, declarou.
Ele completou: “Como você acha que o Brasil se desenvolveu? Sabe quanto dinheiro os americanos colocaram aqui no começo do século passado? A Inglaterra, o Canadá...”
Em contrapartida, Ratinho alegou que os demais países não pagaram a dívida. “Todo mundo paga, você pode ter dificuldade aqui ou ali, mas todo mundo paga”, rebateu Lula.
A série “Encontros com Ratinho” já entrevistou também outros presidenciáveis, como Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), e Simone Tebet (MDB).