O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou que o motivo pelo qual Jair Bolsonaro (PL) ataca as urnas eletrônicas é porque ele “sabe que vai perder”. Em Ipatinga, no Vale do Aço, nesta sexta-feira (23/9), o petista ainda afirmou que o atual chefe do Executivo brasileiro “imita” o ex-presidente estadunidense Donald Trump.
Lula destacou a credibilidade das urnas eletrônicas no país. “Se a Justiça eleitoral e a urna eletrônica tivessem a possibilidade de fazer o que o atual presidente fala, jamais um metalúrgico teria sido eleito presidente da República deste país. E jamais uma ex-prisioneira como a Dilma Rousseff teria sido eleita”, disse.
Leia Mais
Lula sobre Kalil: 'Se cuidar do povo como do Atlético, será tudo de bom'Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima declaram apoio a Lula em suas redes sociaisAtaques a Lula marcam discurso de Bolsonaro em DivinópolisLula diz 'dever favores' a Minas: 'Me acolheu em todas as regiões'Lula em Ipatinga: 'Precisamos eleger Alexandre Silveira para o Senado'Janja canta, dança e anuncia discurso de Lula em Ipatinga: 'Fala, meu amor'Kalil sobre Zema e Bolsonaro: 'São iguais, não fazem p*rra nenhuma'Dilma sobre Ciro: 'Leonel Brizola jamais iria para Paris'Ao pedir votos para Kalil, Lula evita críticas a Zema: 'Respeito'- Leia: Qual é o número de Lula para presidente nas eleições de 2022?
- Leia: Qual é o número de Bolsonaro para presidente nas eleições de 2022?
- Leia: Qual é o número de Ciro Gomes para presidente nas eleições de 2022?
- Leia: Qual é o número de Simone Tebet para presidente nas eleições de 2022?
Medo de perder as eleições
Em seguida, criticou Bolsonaro e apontou que seu rival está com medo de perder as eleições. “O que está acontecendo é que nosso atual e, logo, ex-presidente sabe que vai perder. Então ele está como o Trump nos Estados Unidos, arrumando uma desculpa”, destacou.
“Ele ganhou as eleições e ainda continuou dizendo que deveria ter ganhado no primeiro turno e não ganhou porque ‘roubaram’. Então partindo desse cidadão qualquer acusação. A gente não pode levar muito a sério”, acrescentou.
Lula está acompanhado pelo seu candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD), e pelo seu candidato ao Senado, Alexandre Silveira (PSD), que tenta a reeleição.
Do hotel que sediou a entrevista, Lula segue para o Parque Ipanema, ao lado do Estádio Ipatingão. Lá, ele vai discursar a apoiadores em um comício.
Embora o candidato a presidente tenha um quarto reservado no hotel que serve de ponto de apoio para a equipe do PT, a ideia inicial de Lula é voltar para São Paulo (SP) ainda hoje.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.