Levantamento da Quaest Pesquisa durante o debate dos presidenciáveis no SBT indicou que Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PTB) e Soraya Thronicke (União) alcançaram os melhores desempenhos nas buscas nas redes sociais. O monitoramento foi feito em tempo real a pedido da CNN.
Segundo os dados, houve mais de 7 milhões de menções coletadas em Twitter, Facebook, Instagram, Google e sites.
Tebet aparece com 65% de menções positivas, seguida por Ciro, 58%, e Soraya, 50%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou em quarto, com 49%.
Mesmo sem participar do debate, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 46% de menções favoráveis, à frente de Felipe d'Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), respectivamente com 39% e 32%.
Em relação às publicações negativas, Kelmon ficou em primeiro, com 68%. D'Ávila teve 61%; Lula, 54%; Bolsonaro, 51%; Soraya, 50%; Ciro, 42%; e Tebet, 35%.
Bolsonaro não foi mal, não errou, nem escorregou neste debate. Seu melhor desempenho nas redes foi durante o 3º bloco. Se o desempenho de Simone e Ciro convencer seus eleitores, o presidente pode se beneficiar, levando a disputa para o 2º turno! pic.twitter.com/U66lRS9ZQX
%u2014 Felipe Nunes (@felipnunes) September 25, 2022
Conforme a Quaest Pesquisa, o melhor desempenho de Jair Bolsonaro nas redes sociais foi no terceiro bloco.
Um resumo com as palavras mais ditas nas redes indica: 'vara curta' (dita por Soraya); 'Bolsonaro corrupto'; 'cadê o Lula'; e 'orçamento secreto'.
Um resumo com as palavras mais ditas nas redes indica: 'vara curta' (dita por Soraya); 'Bolsonaro corrupto'; 'cadê o Lula'; e 'orçamento secreto'.
Debate no SBT
O debate foi promovido pelo SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O programa teve mediação de Carlos Nascimento.
Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool.