Jair Renan, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), usou as redes sociais para defender o uso do sobrenome Bolsonaro por sua mãe, Ana Cristina Siqueira Valle (PP), na disputa ao cargo de deputada distrital (DF). A manifestação de Jair Renan veio após sua madrasta, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, criticar os candidatos que fazem uso do sobrenome do presidente nas eleições deste ano.
Michelle também postou no Instagram uma mensagem dizendo que, em Brasília, o irmão dela, Eduardo Torres (PL), é o único candidato ao cargo de deputado distrital apoiado pela família Bolsonaro. “Não existe apoio a nenhum outro candidato. Fica o alerta para ‘os alpinistas’ que estão tentando subir na vida, usando o nosso sobrenome”, escreveu.
A ex-mulher de Bolsonaro concorre ao cargo com o nome de Cristina Bolsonaro.
Sem citar o nome da madrasta, Jair Renan saiu em defesa da mãe. Ele lembrou que Ana Cristina foi casada com Bolsonaro por 16 anos e que ele é fruto dessa relação de “amor e parceria”, escreveu ele também no Instagram.
Em outro trecho, o filho do presidente afirma que a mãe contribuiu para a chegada de Bolsonaro à Presidência da República. “Por esse motivo, minha mãe tem o direito de usar o sobrenome do meu pai, não por vaidade, mas por fato e direito.”
Ele também diz que a “fala de terceiros, ‘alpinista’, não reflete a realidade.”
Uso do nome e da imagem de Bolsonaro
No Instagram, o irmão da primeira-dama tem publicações com fotos ao lado de Michelle. Em uma delas ele se apresenta: "Sou irmão da primeira-dama Michelle Bolsonaro e candidato a Deputado Distrital. Unidos num só propósito, por Deus, Pátria, Família e Liberdade. Vamos juntos mudar o DF? VOTE", diz a legenda. Torres também aparece ao lado do presidente em outras publicações.
Já Ana Cristina Valle também tem postagens em que relaciona sua candidatura ao presidente.
“Ex-esposa do nosso querido Presidente, Jair Bolsonaro, mãe de Renan Bolsonaro, CRISTINA BOLSONARO é natural do Rio de Janeiro, residente em Brasília, advogada, especializada em Direito Militar". Ela ainda escreveu que tem "mais de 30 anos envolvida na Política ao lado de Jair Bolsonaro.”