Ciro Gomes (PDT) anunciou neste domingo (25/9) que fará um "importante pronunciamento à nação" às 10h desta segunda-feira (26). O discurso será transmitido ao vivo nas redes sociais do candidato à presidência da República.
Nas redes sociais, internautas especularam sobre o assunto. Alguns acreditam que o pedetista pode desistir de concorrer ao Palácio do Planalto - hipótese várias vezes descartada por ele -, enquanto outros dizem que será um reforço à campanha.
Ciro tem criticado de maneira ferrenha tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder em intenções de voto em diversos levantamentos.
Em debates e entrevistas, A postura agressiva do ex-governador do Ceará em relação a Lula tem desagradado eleitores do espectro político à esquerda, além de servir de munição no ataque de bolsonaristas ao ex-presidente.
Diante desse cenário, famosos apoiadores de Ciro, como os cantores Caetano Veloso e Tico Santa Cruz, anunciaram a escolha por Lula com a justificativa de tentar evitar um segundo turno contra Bolsonaro.
Conforme o Datafolha, 22% dos entrevistados que declararam voto em Ciro Gomes consideram a possibilidade de mudança para Lula no dia da eleição, em 2 de outubro.
Pesquisa
Em sua quarta eleição presidencial, Gomes tem focado principalmente no objetivo de reduzir o endividamento das famílias brasileiras. Na pesquisa Datafolha da última quinta-feira (22), ele contabilizou 7% das intenções de voto, ficando abaixo de Lula (47%) e Bolsonaro (33%), e acima de Simone Tebet (5%).
O Datafolha ouviu 6.754 pessoas, entre 20 e 22 de setembro, em 343 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, e o número no Tribunal Superior Eleitoral é BR-04180/2022.