A disputa pelo Senado Federal em Minas Gerais tem empate técnico entre Cleitinho Azevedo (PSC) e Alexandre Silveira (PSD). É o que aponta pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (27/9). Segundo o levantamento, Cleitinho tem 23% das intenções de voto, ante 21% de Silveira, candidato à reeleição. O empate ocorre porque a margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia Mais
Ipec: Kalil cresce 5 pontos e encurta distância para ZemaPesquisa Ipec em SP: Haddad tem 34%, Tarcísio, 24%, e Rodrigo, 19%Bolsonarista invade rodovia e quase é atropelado pela moto do presidenteQuem é o candidato ao Senado em Minas Gerais que apoia Lula?- Leia também: Kalil cresce 5 pontos e encurta distância para Zema
Na terceira posição, aparece o deputado federal Marcelo Aro (PP), com 12%. Ele é seguido por Bruno Miranda (PDT), Pastor Altamiro Alves (PTB) e Sara Azevedo (Psol), empatados com 3% cada.
Dirlene Marques (PSTU), Naomi de Almeida Coura (PCO) e Irani Gomes (PRTB) têm 1% cada.
Segundo o levantamento, são 12% de brancos e nulos. Outros 21% não souberam responder.
Silveira cresce a reboque de Lula
Os três pontos que Alexandre Silveira conseguiu apareceram em meio ao crescimento das intenções de voto do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais. Segundo outra pesquisa, também divulgada hoje pelo Ipec, o petista aparece com 49% da preferência do eleitorado, ante os 46% que tinha na semana passada.Lula apoia Silveira e, na semana passada, esteve ao lado dele e de Alexandre Kalil (PSD), candidato ao governo, em comício em Ipatinga, no Vale do Aço.
O segundo colocado na disputa presidencial em Minas é Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição e tem 31%. Ele apoia Cleitinho para o Senado. A pesquisa Ipec em Minas está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-00909/2022.
Para construir a sondagem, encomendada pela TV Globo, o instituto fez 2 mil entrevistas. O nível de confiança é de 95%.
A disputa em números
- Cleitinho Azevedo (PSC): 23%
- Alexandre Silveira (PSD): 21%
- Marcelo Aro (PP): 12%
- Bruno Miranda (PDT): 3%
- Sara Azevedo (Psol): 3%
- Pastor Altamiro Alves (PTB): 3%
- Dirlene Marques (PSTU): 1%
- Naomi de Almeida Coura (PCO): 1%
- Irani Gomes (PRTB): 1%
- Brancos/nulos: 12%
- Não sabem/não responderam: 21%