Alexandre Kalil (PSD), candidato ao governo de Minas Gerais nas eleições, cutucou o atual chefe do Executivo estadual, Romeu Zema (Novo), durante o debate na TV Globo, nesta terça-feira (27/9). O ex-prefeito de Belo Horizonte apontou que o concorrente fez promessas no âmbito da saúde na última campanha, mas não as cumpriu.
Kalil apontou que “na última eleição, Zema prometeu terminar 11 hospitais e não cumpriu, agora promete novamente”. Segundo ele, no Regime de Recuperação Fiscal “que ele impõe ao estado”, é proibido contratar novos funcionários. Logo depois, o candidato do PSD afirmou que é “maldade” o que o governador faz.
Em pergunta a Lorene Figueiredo (PSOL), Leia: Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
“De todo tipo de crueldade que eu ouvi nesta campanha, esta foi a pior. Por isso perguntei. Com saúde não se brinca, gente. Saúde é coisa séria. E o que é mais cruel para você, que precisa, é porque é com o pobre, quem precisa do SUS. O mais repugnante disso tudo é (Zema) que sabe que não vai fazer”, disse.
Leia: Qual é o número de Romeu Zema na disputa ao governo de Minas?
Leia: Qual o número de Alexandre Kalil na disputa ao governo de Minas?
Leia: Qual o número de Carlos Viana na disputa ao governo de Minas?
Ele continou: “É de propósito, de maldade. Pode inventar qualquer coisa, negócio de campanha, que não tem dinheiro público, isso não afeta a vida de ninguém. Mas quando mexe com saúde... É expectativa para uma vida melhor para esse povo sofrido que vai para a fila é muito cruel. Esse é um assunto que tem que ser debatido. É uma pena que essa crueldade esteja sendo feita nesta campanha”.
Estão presentes no debate Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Lorene Figueiredo (PSOL) e Marcus Pestana (PSDB). Foram convidados os concorrentes de partidos que tenham ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional e que estejam sem impedimento na Justiça, eleitoral ou comum, em conformidade com a legislação eleitoral.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.