O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem entre os eleitores mais pobres. De acordo com a nova pesquisa Genial/Quaest, o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera apenas entre os eleitores com renda acima de cinco salários mínimos.
De acordo com o levantamento, 56% dos eleitores que recebem até dois salários pretendem votar em Lula. Jair Bolsonaro tem 24% da preferência dos eleitores nesse recorte.
Lula e Bolsonaro estavam estáveis entre esses eleitores, com baixa oscilação, mas em comparação a última pesquisa, o petista cresceu de 51% para 56%. Bolsonaro oscilou negativamente, de 26% para 24%.
11% dos eleitores com essa renda pretendem votar em outros candidatos e 10% não sabem.
Entre dois e cinco salários
Entre os eleitores com renda domiciliar entre dois e cinco salários mínimos, Lula cresceu de 38% para 42%, em comparação ao último levantamento. Bolsonaro recuou de 40% para 36% nesse recorte.
14% dos eleitores pretendem votar em outros candidatos e 8% estão indecisos.
Mais de cinco salários mínimos
O presidente lidera entre os eleitores que recebem mais de cinco salários mínimos. No último levantamento, Bolsonaro tinha 45% das intenções de voto, agora tem 50%.
Lula oscilou negativamente nesse recorte, passando de 33% para 31%; 12% pretendem votar em outros candidatos; e 6% estão indecisos.
A pesquisa
A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 27 de setembro, com 2.000 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04371/2022.