Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Qual é o número de Cláudio Castro ao governo do Rio de Janeiro?

O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) concorre à releição com o número 22. O candidato assumiu o cargo em agosto de 2020, quando o titular Wilson Witzel (PMB) foi afastado. 

Nascido em Santos, em São Paulo, o advogado, de 43 anos, começou a carreira política em 2004, quando foi chefe de gabinete  do então vereador Marcos Pacheco. Em 2012, foi eleito vereador suplente do Rio de Janeiro e, em 2016, venceu as eleições como titular. Em 2018, venceu o pleito para vice-governador, assumindo o cargo de titular em 2020, após o afastamento e impeachment de Witzel





O Partido Liberal (PL) foi cadastrado no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) no dia 19 de dezembro de 2006 e tem como presidente o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto. Em 2021, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se filou ao partido e trouxe aliados durante a janela partidária de 2022. 

Eleições 2022

  • Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10. 
  • Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Fizemos uma matéria com um passo a passo de como justificar ausência no dia da votação.
  • Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. 
Ordem para votar:
  1. Deputado federal - quatro dígitos
  2. Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
  3. Senador - três dígitos
  4. Governador - dois dígitos

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.


*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais