Não é possível votar em candidatos a deputado federal de outros estados. Isso significa que a escolha é limitada aos postulantes que registraram a candidatura no estado do eleitor, ou seja, onde foi feito o título de eleitor e o alistamento eleitoral.
O motivo está relacionado à Constituição Federal, que estabelece o número proporcional de deputados aos estados que devem ocupar as cadeiras da Câmara Federal e proporcional a população de cada estado, no caso de deputados estaduais e distritais. Por exemplo, em Minas Gerais, dos 1072 candidatos ao cargo de deputado federal, somente 53 serão eleitos no pleito de 2022.
O mesmo ocorre para os eleitores que solicitaram o voto em trânsito para outra unidade da Federação diferente da do município do seu domicílio eleitoral. Neste caso, será possível votar somente para o cargo de presidente. Por isso, o eleitor deve ficar atento para votar no candidato ou partido corretamente.
Eleições 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Fizemos uma matéria com um passo a passo de como justificar ausência no dia da votação.
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Ordem para votar:
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais