É possível votar em um senador nas eleições de 2022. Além disso, a escolha é limitada aos postulantes que fizeram a candidatura no estado do eleitor, onde foi registrado o título de eleitor e o alistamento eleitoral. O mais votado cumprirá o mandato de oito anos.
Leia Mais
Presidente do partido de Bolsonaro visita TSE e diz que não há sala secretaPassos: pesquisa F5 para presidente, governo, Senado, Câmara e AssembleiaManifestantes protestam contra Romeu Zema em frente ao MPMGÉ possível votar só para presidente nas eleições?Além disso, cada candidato ao Senado tem dois suplentes fixos. Em Minas Gerais, por exemplo, nove postulantes concorrem a cadeira atualmente ocupada por Alexandre Silveira (PSD), que disputa a reeleição no pleito de 2022.
Leia também: Posso votar em deputado federal de outro estado?
Eleições de 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Ordem para votar:
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos