É possível votar em um senador nas eleições de 2022. Além disso, a escolha é limitada aos postulantes que fizeram a candidatura no estado do eleitor, onde foi registrado o título de eleitor e o alistamento eleitoral. O mais votado cumprirá o mandato de oito anos.
eleição para o Senado ocorre junto às eleições presidenciais, ou seja, a cada quatro anos. Isso porque a recomposição das cadeiras ocorre alternando entre a renovação de %u2153 e %u2154 de seus membros. Por isso, em 2018, eleitores votaram em dois senadores.
Ainda que o cargo seja assumido durante um tempo maior, a Além disso, cada candidato ao Senado tem dois suplentes fixos. Em Minas Gerais, por exemplo, nove postulantes concorrem a cadeira atualmente ocupada por Alexandre Silveira (PSD), que disputa a reeleição no pleito de 2022.
Leia também: Posso votar em deputado federal de outro estado?
Eleições de 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Ordem para votar:
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos