Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Qual é o número de Padre Kelmon para presidente nas eleições de 2022?

Candidato do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) à presidência da República, Padre Kelmon disputa as eleições de 2022 com o número 14.




Kelmon Luis da Silva Souza é natural de Acajutiba, na Bahia, e tem 44 anos.
 
Padre Kelmon se define como "homem cristão, conservador de direita". Seu vice é o Pastor Gamonal (PTB). Durante o horário eleitoral, afirma que estão "sexualizando as crianças nas escolas brasileiras". Seu programa de governo é intitulado "Direita, graças a Deus". 

Ele é filiado à Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, que não tem ligação com qualquer outra denominação Ortodoxa. Padre Kelmon não faz parte da Igreja Ortodoxa do Brasil, que informa que não integra nenhuma paróquia, nem comunidades, missões e obras sociais.

Inicialmente, o candidato do PTB à presidência era Roberto Jefferson, que teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no Mensalão. Kelmon era candidato a vice e se tornou cabeça de chapa, adotando o plano de governo de Jefferson, que está em prisão domiciliar.





No PTB desde dezembro de 2020, Kelmon já foi filiado ao Partido dos Trabalhados (PT) e hoje se diz arrependido. Nas redes sociais, Kelmon exalta políticos como Jair Bolsonaro (PL), Roberto Jefferson e Daniel Silveira (PTB-RJ) e pede "o fim do STF e a prisão de todos os seus ministros".

O candidato participou pela primeira vez de um debate entre os presidenciáveis no último sábado (24/9), no SBT. Também estará presente no debate da TV Globo nesta quinta-feira (29/9). 

Eleições 2022

  • Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10. 
  • Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Confira o passo a passo de como justificar ausência no dia da votação aqui.
  • Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. 



  • Ordem para votar:
  1. Deputado federal - quatro dígitos
  2. Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
  3. Senador - três dígitos
  4. Governador - dois dígitos
  5. Presidente - dois dígitos

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.