Candidato do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) à presidência da República, Padre Kelmon disputa as eleições de 2022 com o número 14.
Kelmon Luis da Silva Souza é natural de Acajutiba, na Bahia, e tem 44 anos.
Padre Kelmon se define como "homem cristão, conservador de direita". Seu vice é o Pastor Gamonal (PTB). Durante o horário eleitoral, afirma que estão "sexualizando as crianças nas escolas brasileiras". Seu programa de governo é intitulado "Direita, graças a Deus".
Leia Mais
Debate no SBT: Padre Kelmon elogia Bolsonaro e critica outros candidatosDebate no SBT: quem é Padre Kelmon, candidato pelo PTBEspecialista contesta igreja citada por Padre Kelmon: 'Nunca ouvi falar'Inicialmente, o candidato do PTB à presidência era Roberto Jefferson, que teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no Mensalão. Kelmon era candidato a vice e se tornou cabeça de chapa, adotando o plano de governo de Jefferson, que está em prisão domiciliar.
No PTB desde dezembro de 2020, Kelmon já foi filiado ao Partido dos Trabalhados (PT) e hoje se diz arrependido. Nas redes sociais, Kelmon exalta políticos como Jair Bolsonaro (PL), Roberto Jefferson e Daniel Silveira (PTB-RJ) e pede "o fim do STF e a prisão de todos os seus ministros".
O candidato participou pela primeira vez de um debate entre os presidenciáveis no último sábado (24/9), no SBT. Também estará presente no debate da TV Globo nesta quinta-feira (29/9).
Eleições 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Confira o passo a passo de como justificar ausência no dia da votação aqui.
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
- Ordem para votar:
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.