Professor, advogado e político brasileiro, Patrus Ananias de Sousa nasceu em Bocaiúva e tem 70 anos. Foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do ex-presidente Lula, de 2004 a 2010, e em sua gestão foi implementado o Bolsa Família.
Seu primeiro mandato na política foi em 1988, como vereador de Belo Horizonte pelo PT. Foi prefeito da capital de 1993 a 1996 e deputado federal em 2002, sendo vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Em 2010, foi candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa de Hélio Costa (MDB), então ministro das Comunicações de Lula, que perdeu para Antonio Anastasia (PSDB).
De 2014 a 2016, Patrus foi ministro de Desenvolvimento Agrário no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele foi exonerado do cargo após o impeachment, quando retornou à Câmara e reassumiu o mandato, sendo reeleito em 2018.
Eleições 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Confira o passo a passo de como justificar ausência no dia da votação aqui.
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
- Ordem para votar:
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
O "Beabá da Política"