Duda Salabert Rosa tem 41 anos e nasceu em Belo Horizonte. Ela é uma mulher transgênero e foi professora de literatura no Colégio Bernoulli, de 2007 a 2021.
Em 2020, foi eleita vereadora de Belo Horizonte, sendo a mais bem votada da história da cidade, com 11,9% dos votos. Desde sua eleição para a Câmara Municipal, já recebeu ameaças de morte de grupos neonazistas e, por segurança, é escoltada pela Guarda Municipal de Belo Horizonte.
Duda foi filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), de 2017 a 2019, e candidata ao Senado Federal em 2018, quando não obteve votos suficientes para a vaga. Ela se filiou ao PDT em setembro de 2019, cinco meses após deixar o PSOL, afirmando que o partido não investia o suficiente em candidaturas trans.
Duda é ativista pelos direitos das pessoas LGBTQIA+, idealizadora da ONG Transvest, que oferece cursos educacionais a pessoas transgênero, e ambientalista.
Eleições 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo, 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Fizemos uma matéria com um passo a passo de como justificar ausência no dia da votação.
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
- Ordem para votar:
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
O "Beabá da Política"