O candidato a senador Sergio Moro (União-PR) afirmou na manhã desta quinta-feira (29/09) que vai assistir ao debate entre os postulantes à Presidência da República, exibido ao vivo pela TV Globo a partir das 22h30, e que será um "detector de mentiras" de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A fala foi ironizada pelo deputado federal André Janones (Avante-MG), aliado de Lula e que tenta reeleição em 2022.
"Hoje vou acompanhar o debate da Globo. Serei o detector de mentiras do Lula. Vamos ver como ele vai encarar as perguntas sobre corrupção em seu governo. A cada mentira do Lula, estarei aqui pra trazer a verdade. Tenho experiência", escreveu no Twitter.
"Você devia era tá fazendo curriculum", respondeu Janones, 40 minutos depois da publicação de Moro.
Você devia era tá fazendo curriculum
%u2014 André Janones 7040%u270C%uFE0F (@AndreJanonesAdv) September 29, 2022
Moro e Lava-Jato
Moro, ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em 2017, em caso relacionado a um triplex no Guarujá, em São Paulo. Em março de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula no âmbito da Lava-Jato por considerar Moro parcial.
Eleições 2022
Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC) também se colocam como candidatos à Presidência da República.
Álvaro Dias (Podemos), Desiree (PSD), Paulo Martins (PL), Orlando Pessuti (MDB), Rosane Ferreira (PV), Aline Sleutjes (Pros), Dr. Saboia (PMN), Laerson Matias (Psol) e Roberto França da Silva Junior (PCO) são outros nomes ao Senado pelo Paraná.
O primeiro turno das eleições será em 2 de outubro. Em caso de segundo turno, ele acontecerá no dia 30 do mesmo mês.