O deputado federal André Janones (Avante) concorre à reeleição com o número 7040. Até 2017, o Avante era registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB).
Leia Mais
Por que pesquisas não previram surpresas em 2018 como Dilma, Witzel e ZemaDebate: Moro diz que será 'detector de mentiras' de Lula; Janones ironizaBolsonaro sobre Moraes: 'O tempo todo atazanando a minha vida'Quem é o candidato ao Senado em Minas Gerais que apoia Lula?Nas eleições deste ano, ele iria concorrer à presidência, mas desistiu e declarou apoio ao ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT).
Janones teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) por fraude de cota de candidatas femininas feita pelo Avante nas eleições de 2018. A medida atende ao pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pede a anulação de votos adquiridos pelo partido e desconstituição dos mandatos dos deputados eleitos.
Fundado em 15 de maio de 1989, o Avante tem como presidente o ex-deputado federal Luis Tibé. Com a desistência de Janones ao cargo da presidência, o partido é uma das nove siglas que declarou apoio ao candidato Lula.
Eleições 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Ordem para votar:
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.