Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Candidatos do Pros protestam em BH por falta de repasses do partido

Candidatos mineiros do Pros nas eleições de 2022 protestaram na manhã desta quinta-feira (29/09) em Belo Horizonte por falta de repasses relativos ao fundo partidário. Eles alegam que não receberam verbas ou materiais gráficos por parte da legenda.





O movimento começou às 9h30 na sede do Pros em BH, na Região da Pampulha. Dezenas de candidatos exigiam a compensação, também afirmando que outros grandes nomes receberam valores.

"Tem uns que não recerberam nada, nem fundo e nem material de campanha. Teve quem recebeu 50% e foi prometido outros 50% depois, que é meu caso. Com esses últimos 50%, era para estar pagando funcionário. Os primeiros 50% já gastamos, os outros reservamos. Havia promessa que ia ser feito, mas não foi feito, e só estão empurrando com a barriga. Acredito que não saia mais", diz Edivaldo Machado (Pros-MG), candidato a deputado federal.

Neimar Siqueira (Pros), candidato a deputado estadual, também participou do movimento e cobrou o repasse. Segundo ele, "figurões" como Weliton Prado (Pros-MG) e Elismar Prado (Pros) - deputados federal e estaudal que tentam reeleição - receberam grandes quantias.

"Isso foi acordado, nem a nossa propaganda eleitoral gratuita tem, foi tratado e não foi cumprido. Esse tempo foi tomado pelos irmãos Prado, que tentam reeleição. Estamos reivindicando tudo isso, fizeram propaganda enganosa com os candidatos. Amanhã, vou ao TRE-MG e ao TJ para abrir processo", afirma.





A reportagem entrou em contato com Weliton Prado, ex-presidente do Pros em Minas. Segundo o parlamentar, a briga é nacional, e ele próprio tenta contato com a executiva para liberar os recursos. O deputado federal também diz que imprimiu material de campanha para diversos candidatos.

"Quem define repasse de fundo é o nacional. Iam passar um valor para Minas e não passaram. O que eu fiz, do meu fundo: eu rodei material, mandei para outros candidatos. Boa parte do meu valor rodou para os outros da chapa. Eu também não estava conseguindo, hoje o presidente me atendeu, eu consegui falar e cobrei o fundo dos candidatos", responde.

O presidente nacional do partido é Eurípedes Júnior. Weliton complementou dizendo que está "junto" na briga pelo repasse partidário aos demais candidatos e que recebeu a quantia de R$ 2,915 milhões de fundo especial por ser um nome à reeleição e também pois grande parte do valor do fundo para Minas se dá pelo mandato dele na Câmara dos Deputados.





A reportagem tentou falar com a direção nacional do Pros a partir de contatos fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não teve retorno.

Eleições 2022

Em Minas, 1.103 candidatos a deputado federal fizeram registro junto à Justiça Eleitoral - 53 serão eleitos. Já para deputado estadual, foram 1.411 candidatos - 77 vão ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O primeiro turno das eleições de 2022 será no domingo (2), de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília). Caso haja o segundo turno - possibilidade somente para presidente e governador -, ele será realizado no dia 30 do mesmo mês, também em um domingo e no mesmo horário.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.