Candidatos mineiros do Pros nas eleições de 2022 protestaram na manhã desta quinta-feira (29/09) em Belo Horizonte por falta de repasses relativos ao fundo partidário. Eles alegam que não receberam verbas ou materiais gráficos por parte da legenda.
O movimento começou às 9h30 na sede do Pros em BH, na Região da Pampulha. Dezenas de candidatos exigiam a compensação, também afirmando que outros grandes nomes receberam valores.
"Tem uns que não recerberam nada, nem fundo e nem material de campanha. Teve quem recebeu 50% e foi prometido outros 50% depois, que é meu caso. Com esses últimos 50%, era para estar pagando funcionário. Os primeiros 50% já gastamos, os outros reservamos. Havia promessa que ia ser feito, mas não foi feito, e só estão empurrando com a barriga. Acredito que não saia mais", diz Edivaldo Machado (Pros-MG), candidato a deputado federal.
Leia Mais
Datafolha divulga hoje (29/9) nova pesquisa para presidentePL entra no STF contra decisão que proíbe juízes de postar sobre eleiçõesEntenda proibição do uso do celular em cabines de votaçãoQual é o número de Bruno Miranda para o Senado nas eleições de 2022?Kalil sobre Zema: 'Não fez nada. Me mostre um quebra-molas que fez'"Isso foi acordado, nem a nossa propaganda eleitoral gratuita tem, foi tratado e não foi cumprido. Esse tempo foi tomado pelos irmãos Prado, que tentam reeleição. Estamos reivindicando tudo isso, fizeram propaganda enganosa com os candidatos. Amanhã, vou ao TRE-MG e ao TJ para abrir processo", afirma.
A reportagem entrou em contato com Weliton Prado, ex-presidente do Pros em Minas. Segundo o parlamentar, a briga é nacional, e ele próprio tenta contato com a executiva para liberar os recursos. O deputado federal também diz que imprimiu material de campanha para diversos candidatos.
"Quem define repasse de fundo é o nacional. Iam passar um valor para Minas e não passaram. O que eu fiz, do meu fundo: eu rodei material, mandei para outros candidatos. Boa parte do meu valor rodou para os outros da chapa. Eu também não estava conseguindo, hoje o presidente me atendeu, eu consegui falar e cobrei o fundo dos candidatos", responde.
O presidente nacional do partido é Eurípedes Júnior. Weliton complementou dizendo que está "junto" na briga pelo repasse partidário aos demais candidatos e que recebeu a quantia de R$ 2,915 milhões de fundo especial por ser um nome à reeleição e também pois grande parte do valor do fundo para Minas se dá pelo mandato dele na Câmara dos Deputados.
A reportagem tentou falar com a direção nacional do Pros a partir de contatos fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não teve retorno.
Eleições 2022
Em Minas, 1.103 candidatos a deputado federal fizeram registro junto à Justiça Eleitoral - 53 serão eleitos. Já para deputado estadual, foram 1.411 candidatos - 77 vão ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O primeiro turno das eleições de 2022 será no domingo (2), de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília). Caso haja o segundo turno - possibilidade somente para presidente e governador -, ele será realizado no dia 30 do mesmo mês, também em um domingo e no mesmo horário.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.