Filada ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol), a candidata Célia Xakriabá concorre ao cargo para deputada federal com o número 5088.
Leia Mais
Por que pesquisas não previram surpresas em 2018 como Dilma, Witzel e ZemaDebate: Moro diz que será 'detector de mentiras' de Lula; Janones ironizaBolsonaro sobre Moraes: 'O tempo todo atazanando a minha vida'Qual é o número de Iza Lourença para eputada federal nas eleições de 2022?- Leia: Posso votar em deputado federal de outro estado?
- Leia também: Quem é o candidato de Lula ao Governo de Minas Gerais?
A candidata faz parte da Articulação Rosalino Gomes e é uma das fundadoras da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas e Guerreiras da Ancestralidade. Célia Xakriabá foi assessora parlamentar da deputada federal Áurea Carolina.
Fundado em 6 de junho de 2004, o Psol tem como presidente o professor e historiador Juliano Medeiros. A sigla está entre as nove que apoiam o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que disputa o cargo presidencial.
Eleições 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Ordem para votar:
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.