O ex-prefeito disse que é necessário é reformular as estruturas do estado e ajudar "o povo que está sofrendo". Para ele, é necessário investir em ações sociais para a população e depois criar estruturas para gerar empregos.
Para Kalil, toda a região da Zona da Mata tem uma "paralisação de estrutura", pois não há investimento. Ele disse que o primeiro passo é "matar a fome de quem está com fome", depois gerar empregos com plantas indústriais e ir reformulando as "estrututras" da região.
"Na hora que você ajuda esse povo que está sofrendo, paralelamente você está arrumando a estrutura do lugar. Arrumando estrada, impondo. Como é que você paga pedágio nessa porcaria de estrada?", questionou. "Fazendo estrutura e trazendo planta [industrial]. Aí você vai ajeitando com planejamento, não tem milagre. Estão prometendo milagre? Foi um governo que não fez nada. Eu te desafio me mostre um quebra-molas, não é aqui em Juiz de Fora não, é na região toda, que o governo fez, não tem um quebra-mola", disse Kalil.