O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% dos votos válidos enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36%, aponta nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (29/9). Diante desse quadro, não é possível afirmar se a eleição será decidida no primeiro turno, segundo o Datafolha.
Leia Mais
Moraes não proíbe que mesários vistam verde e amareloPesquisa Quaest: 90% dos brasileiros querem eleição decidida em 1° turnoDebate da Globo: confira horário, quem participa e regras do último debateBolsonaro na Globo: 'Bonner absolveu Lula de toda a roubalheira'Datafolha SP: Haddad tem 41% dos votos válidos; Tarcísio, 31%Bolsonaro: 'Votar de camisa verde e amarela. O resto, deixa com a gente'Djavan declara voto em Lula: 'Pela democracia'Datafolha: 52% dizem não votar em Bolsonaro e 39% em LulaBolsonaro faz ataques a Alexandre de Moraes: 'Seja homem uma vez na vida'O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), tem 6%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) conquistou 5% da preferência do eleitorado. Soraya Thronicke (União Brasil) aparece com 1% das intenções de voto.
Confira o resultado de hoje comparado com o de 22/9, data da pesquisa anterior do Datafolha:
- Lula (PT): 50% (50% no levantamento anterior)
- Jair Bolsonaro (PL): 36% (35%)
- Ciro Gomes (PDT): 6% (7%)
- Simone Tebet (MDB): 5% (5%)
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (2%)
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa ouviu 6.800 pessoas em 332 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022.