Horas antes do último debate entre candidatos à presidência, transmitido pela Rede Globo nesta quinta-feira (29/9), Jair Bolsonaro (PL) disse em live que quem não vai ao evento da emissora "está morto". Em campanha pela reeleição, o presidente aparece na segunda colocação nas pesquisas de intenção de voto.
Leia Mais
Ciro sobre debate na Globo: 'Estarei frente a frente com Bolsonaro e Lula'Debate da Globo: confira horário, quem participa e regras do último debateFlávio Bolsonaro comemora apoio de Neymar ao pai: 'Agora o hexa vem'Jair Renan diz que teve porta de casa pichada com ameaça ao presidente'Onde é que eu errei?' disse Bolsonaro sobre criticas de Joaquim BarbosaBolsonaro na Globo: 'Bonner absolveu Lula de toda a roubalheira'Carlinhos Maia declara voto em Lula: 'Não nos decepcione'Datafolha SP: Haddad tem 41% dos votos válidos; Tarcísio, 31%Portugal reforça segurança para evitar violência em eleição brasileiraBolsonaro prosseguiu com críticas à Globo, alegando que a emissora tem preferências na disputa presidencial. “Nós sabemos quem é o candidato da Globo, quem é o William Bonner e o que eles pretendem. Eles pretendem voltar a mandar no governo, voltar a arranjar dinheiro porque no ano passado a Globo amargou um pequeno prejuízo e tinha lucros bilionários”, declarou.
O presidente confirmou presença no debate na segunda-feira (26/9). Na ocasião, ele se referiu ao evento como “sala do capeta” e também alegou que há uma preferência pela eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dentro da emissora.
Lula lidera as pesquisas de intenção de voto e apareceu com 50% dos votos válidos no levantamento divulgado pelo Datafolha nesta quinta. Bolsonaro vem na sequência, com 36% das menções, quando desconsiderados votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos.
Último debate
Com participação de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), o debate na TV Globo é o último antes do 1° turno das eleições presidenciais.
O primeiro debate entre os presidenciáveis ocorreu em 28 de agosto e foi realizado pelo pool formado por Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo e portal Uol. Participaram Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraia e Felipe d'Avila.
Posteriormente, em 24 de agosto, foi realizado o debate do SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O ex-presidente Lula não compareceu.
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool.