Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Tebet sobre Lula e Bolsonaro no debate: 'Ataques para ver quem roubou mais'

A senadora Simone Tebet (MDB), candidata à presidência, criticou os embates entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o debate na TV Globo, nesta quinta-feira (29/9). Segundo ela, os dois presidenciáveis se atacam “para ver quem roubou mais” e, com isso, deixam de discutir as propostas para os próximos anos.





Em pergunta a Tebet, Bolsonaro afirmou que a vice da candidata, Mara Gabrilli (PSDB), disse que Lula “foi o mentor intelectial do assassinato de Celso Daniel”. A senadora confirmou que “o pai dela foi vítima da extorsão da máfia dos transportes na época do governo do PT”.
 
Leia: 'O povo vai te mandar para casa', diz Lula a Bolsonaro no debate da Globo 

No entanto, a candidata criticou que Bolsonaro queira tratar do passado em vez de discutir as propostas para o futuro do país. “Vamos tratar do Brasil, vamos tratar dos reais problemas, do problema da fome que vossa excelência, como presidente da República, disse que não tem, porque é insensível, não conhece a realidade do Brasil ou não deve andar nos grandes centros e ver nos semáforos crianças dormindo com fome e pedindo pelo amor de Deus por um prato de comida”, disse.
 
Leia: Soraya para Padre Kelmon no debate: 'Não tem medo de ir para o inferno?' 

“Eu lamento muito. Estamos a três dias da eleição, em uma das mais difíceis do Brasil. Hoje o que vemos aqui não é apresentação de propostas, mas ataques mútuos para ver quem roubou mais, quem é mais incompetente, mais insensível. Estou aqui para colocar você, eleitor cidadão, para o centro do debate”, completou.




 
Leia: Lula a Ciro no debate da Globo: 'Tô achando você nervoso' 

Último debate

Com participação de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), o debate na TV Globo é o último antes do primeiro turno das eleições presidenciais.  
 
Leia: Soraya para Padre Kelmon no debate: 'Não tem medo de ir para o inferno?' 

O primeiro debate entre os presidenciáveis ocorreu em 28 de agosto e foi realizado pelo pool formado por Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo e portal Uol. Participaram Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraia e Felipe d'Avila. 
 
Leia: Bolsonaro para Padre Kelmon: 'PT não tem preocupação com os mais humildes' 

Posteriormente, em 24 de agosto, foi realizado o debate do SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O ex-presidente Lula não compareceu. 
 
Leia: Padre Kelmon é ou não padre? 

Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool. 




 
Leia: Lula a Ciro no debate da Globo: 'Tô achando você nervoso' 

As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.