A senadora Simone Tebet (MDB), candidata à presidência, criticou os embates entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o debate na TV Globo, nesta quinta-feira (29/9). Segundo ela, os dois presidenciáveis se atacam “para ver quem roubou mais” e, com isso, deixam de discutir as propostas para os próximos anos.
Leia Mais
Bolsonaro para Lula em debate: 'Deixe de mentir. Tome vergonha na cara!'Bolsonaro para Padre Kelmon: 'PT não tem preocupação com os mais humildes'Bonner para Bolsonaro: 'Seu microfone está fechado, não é sua vez de falar'Lula a Bolsonaro: 'Farei um decreto para acabar com seu sigilo de 100 anos'Padre Kelmon é ou não padre?Tebet para Bolsonaro: 'Mente tanto que acredita na própria mentira''O povo vai te mandar para casa', diz Lula a Bolsonaro no debate da GloboMemes do debate da Globo: embate Soraya x Kelmon viralizaNo entanto, a candidata criticou que Bolsonaro queira tratar do passado em vez de discutir as propostas para o futuro do país. “Vamos tratar do Brasil, vamos tratar dos reais problemas, do problema da fome que vossa excelência, como presidente da República, disse que não tem, porque é insensível, não conhece a realidade do Brasil ou não deve andar nos grandes centros e ver nos semáforos crianças dormindo com fome e pedindo pelo amor de Deus por um prato de comida”, disse.
“Eu lamento muito. Estamos a três dias da eleição, em uma das mais difíceis do Brasil. Hoje o que vemos aqui não é apresentação de propostas, mas ataques mútuos para ver quem roubou mais, quem é mais incompetente, mais insensível. Estou aqui para colocar você, eleitor cidadão, para o centro do debate”, completou.
Último debate
Com participação de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), o debate na TV Globo é o último antes do primeiro turno das eleições presidenciais.
O primeiro debate entre os presidenciáveis ocorreu em 28 de agosto e foi realizado pelo pool formado por Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo e portal Uol. Participaram Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraia e Felipe d'Avila.
Posteriormente, em 24 de agosto, foi realizado o debate do SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O ex-presidente Lula não compareceu.
Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool.
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.