O candidato Padre Kelmon (PTB) se incomodou com comentários feitos por adversários sobre ele não ser um sacerdote de nenhuma igreja da comunhão ortodoxa no Brasil. Segundo ele, à exceção de Jair Bolsonaro (PL), os presidenciáveis estavam mentindo para a população brasileira no debate da TV Globo, o último antes das eleições, nesta quinta-feira (29/9).
"Se vocês aqui tratam um padre deste jeito, imagina o que vocês não fazem com o povo. Tudo aqui é um teatro, uma grande mentira. Eu que estou a serviço da igreja sou obrigado a ouvir essa falta de respeito", reclamou o petebista em resposta para Soraya Thronicke (União Brasil).
Durante o "confronto" entre Kelmon e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o petista indagou se ele "é padre ou está fantasiado". A fala desagradou o religioso, que afirmou ser "um sacerdote".
Padre ou não?
Autointitulado padre, Kelmon Luis da Silva Souza não é reconhecido como sacerdote, conforme texto de Dom Tito Paulo George Hanna, arcebispo da Igreja Sitian Ortodoxa de Antioquia do Brasil.
"O referido candidato não é membro de nossa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil em nenhuma de suas paróquias, comunidades, missões ou obras sociais", escreveu Dom Tito.
Último debate
Com participação de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), o debate na TV Globo foi o último antes do primeiro turno das eleições presidenciais.
O primeiro debate entre os presidenciáveis ocorreu em 28 de agosto e foi realizado pelo pool formado por Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo e portal Uol. Participaram Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraya e Felipe d'Avila.
Posteriormente, em 24 de agosto, foi realizado o debate do SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O ex-presidente Lula não compareceu.
Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool.
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.