Sergio Moro, ex-juiz e Ministro da Justiça no governo Bolsonaro, alegou que o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mentiu durante o debate da TV Globo, nesta quinta-feira (29/9). Segundo o petista, ele foi absolvido em todos os processos que foi acusado de corrupção e, segundo o candidato ao Senado Federal pelo Paraná, esta é uma “fake news”.
Leia Mais
Bolsonaro para Ciro no debate: 'Onde tem corrupção na minha família?'Bolsonaro pede direito de resposta sem ser citado e é advertido por BonnerTebet pede desculpas por chamar Soraya de 'candidata bolsonara'Ofensas, acusações e poucas propostas no último debateNas redes sociais, Sergio Moro, juiz do processo de Lula na Lava-Jato, apontou que ele mentiu. “Lula, você não foi absolvido. Essa é a maior fake news da eleição de 2022. A Lava Jato desmantelou a corrupção do seu Governo. Lula mente”, escreveu.
Vale ressaltar que Lula foi absolvido em três processos: Operação Zelotes, “Quadrilhão do PT” e na Lava-Jato. No entanto, as demais acusações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal por erros processuais. Uma delas, inclusive, foi julgada suspeição de Moro.
Último debate
Com participação de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), o debate na TV Globo é o último antes do primeiro turno das eleições presidenciais.
O primeiro debate entre os presidenciáveis ocorreu em 28 de agosto e foi realizado pelo pool formado por Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo e portal Uol. Participaram Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraia e Felipe d'Avila.
Posteriormente, em 24 de agosto, foi realizado o debate do SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O ex-presidente Lula não compareceu.
Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool.
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.