O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse não ter perdido as "estribeiras" durante o bate-boca que teve com Padre Kelmon (PTB) no debate realizado pela Rede Globo nessa quinta-feira (29/9).
"Quando eu engrossei...Não perdi as estribeiras. Era preciso dizer alguma coisa deste cidadão. Faz um papel de um candidato laranja de forma vergonhosa", comentou o ex-presidente. "Padre" Kelmon se tornou candidato após o Superior Tribunal Eleitoral cassar a candidatura de Roberto Jefferson (PTB) pelas condenações na Justiça.
Leia Mais
Bolsonaro e Padre Kelmon se unem em debate para criticar Lei Rouanet'Padre de festa junina', diz Soraya sobre Padre Kelmon em debate da GloboLula se descontrola após acusações de Kelmon, e Bonner interrompe debateEleitor sem religião dá 38 pontos de vantagem para Lula, aponta DatafolhaBolsonaro evita perguntar a Lula no debateSoraya posta foto do Padre Kelmon em festa junina: 'Não menti'Bolsonaro e Padre Kelmon trocam papéis no intervalo de debate"Como tinha direito de resposta, eu tinha que pedir. Mas fui atendido em muito direito de resposta que começou a me incomodar", frisou Lula, em entrevista após o debate para a jornalista Renata Lo Prete.
Durante um "confronto" entre o autointitulado "Padre" Kelmon e o petista, os dois discutiram. Enquanto o religioso acusava Lula de ser "chefe do maior esquema de roubo da história mundial", o ex-presidente se defendia destacando que foi "absolvido em 26 processos".
"O senhor é padre ou está fantasiado", disse o petista irritado com as frequentes interrupções e acusações do petebista. O adversário respondeu: “Eu sou um sacerdote!". Precisou que o jornalista e mediador William Bonner interrompesse a discussão para acalmar os ânimos.
Último debate
Com participação de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), o debate na TV Globo foi o último antes do primeiro turno das eleições presidenciais.
O primeiro debate entre os presidenciáveis ocorreu em 28 de agosto e foi realizado pelo pool formado por Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo e portal Uol. Participaram Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraya e Felipe d'Avila.
Posteriormente, em 24 de agosto, foi realizado o debate do SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O ex-presidente Lula não compareceu.
Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool.
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.