O aplicativo e-Título poderá ser usado pelos eleitores no dia do pleito como documento oficial para votar. Além disso, os usuários podem consultar o local de votação - zona e seção eleitoral -, solicitar a justificativa de ausência, emitir a certidão de quitação eleitoral, entre outros serviços.
App Store e na Google Play, o quanto antes. A emissão do e-Título só estará disponível até sábado (1º/10), por isso o eleitorado deve baixar o aplicativo antes do dia das eleições. A emissão só será liberada novamente a partir do dia 3.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores baixem o aplicativo, disponível gratuitamente na Em um eventual segundo turno, 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.
Como baixar o e-Tìtulo?
Faça o download do aplicativo no celular ou tablet com sistemas Android e iOS, na Google Play ou na App Store. O aplicativo também pode ser atualizado nas mesmas plataformas.
O aplicativo mostra a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar, mas a funcionalidade só está disponível para quem realizou o cadastramento biométrico.
- Leia: Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
- Leia: Eleições 2022: o que acontece com quem não votar ou justificar ausência
- Leia: Como votar nas eleições 2022: guia com regras, datas e novidades
- Leia: Eleições 2022: o que muda com a nova urna eletrônica?
- Leia: Eleições 2022: como consultar a seção do voto em trânsito?
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.