Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Existe segundo turno para eleger o cargo de senador?

Ao contrário de prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes, governadores e presidente, não há segundo turno nsa eleições para o cargo de senador, segundo a Constituição Federal. 

A definição do candidato que ocupará a vaga no Senado, sendo três por estado brasileiro e Distrito Federal, é decidida pela maioria do votos. No entanto, a escolha se difere da dos dos cargos executivos, em que é necessário obter não só mais votos comparados aos seus concorrentes, mas também conseguir mais da metade dos votos válidos (excluindo os votos brancos e os nulos). 




Além disso, senadores cumprem mandato de oito anos, mesmo sendo escolhidos a cada quatro anos. Isso porque a recomposição das cadeiras ocorre alternando entre a renovação de %u2153 e %u2154 de seus membros. 

Por isso, em 2018, eleitores votaram em dois senadores, enquanto neste ano, será escolhido apenas um
 
 

Eleições 2022

  • Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10. 
  • Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". 
  • Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.




Ordem para votar:

  1. Deputado federal - quatro dígitos
  2. Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
  3. Senador - três dígitos
  4. Governador - dois dígitos
  5. Presidente - dois dígitos

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.


*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais