O último debate entre os candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano aconteceu nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e reuniu sete presidenciáveis, que tinham a chance de mostrar aos eleitores suas propostas para os próximos quatro anos. No entanto, o debate ficou marcado por discussões, frases polêmicas e desrespeito às regras já acordadas anteriormente.
Destaque em todos os debates de que participou durante a campanha, Soraya Thronicke (União Brasil) conseguiu, mais uma vez, “virar meme” nas redes sociais com as novas frases que falou durante sua participação. O embate com o candidato do PDT, Padre Kelmon, gerou uma das expressões mais compartilhadas entre os internautas.
Leia Mais
'Mulheres são os alvos preferidos de ladrões', diz Bolsonaro sobre LulaKalil ironiza falas de d'Ávila, aliado de Zema: 'Coração enche de alegria''Ficou no 0 a 0', diz Kalil sobre debate presidencial da GloboTRE-MG detalha segurança nas eleições: 36 mil policiais e seis mil viaturasParaná Pesquisas: Lula lidera com 43,9%, seguido por Bolsonaro com 37,3%Qual é o número de Tiago Mitraud nas eleições de 2022?Qual o número de Dirlene Marques na disputa ao Senado nas eleições? Lorene Figueredo é a convidada desta sexta (30/9) do 'EM Entrevista'Qual o número de Fred Costa para deputado federal nas eleições 2022?“O senhor está parecendo mais o seu candidato (Jair Bolsonaro), que é nem-nem. Nem estuda, nem trabalha." disse Thronicke durante pergunta ao candidato. “E dizer mais: não deu extrema-unção porque o senhor é um padre de festa junina”, completou na réplica.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se irritou com os questionamentos de Padre Kelmon e a ocasião rendeu provocações entre os dois presidenciáveis. Kelmon questionou Lula sobre os casos de corrupção no governo PT e afirmou que o petista não respeita os cristãos brasileiros. O candidato ainda ressaltou que o ex-presidente já havia dito que o Brasil “não precisa de padre, que padre tem que ficar no lugar dele na igreja”.
Lula rebateu, dizendo que “não dá para debater com uma pessoa que tem um comportamento de um fariseu e se veste de padre. Não dá”, afirmou Lula, que ressaltou que é “cristão” e não sabe como Kelmon “consegue enganar tanta gente”.
“Eu sou cristão, sou casado na igreja, batizado, crismado e frequentador de igreja. Mas eu não estou vendo na sua cara um representante da igreja. Estou vendo um impostor. Alguém disfarçado aqui na minha frente. Só não sei como conseguiu enganar tanta gente”, completou o ex-presidente.
Veja outras frases que marcaram o debate:
"Quando negociamos passar o Bolsa Família para Auxílio Brasil, toda bancada do PT votou contra. Eles não têm qualquer preocupação em atender os mais humildes."
Bolsonaro, em resposta a uma pergunta sobre a manutenção dos benefícios feita pelo Padre Kelmon (PTB)
"Ele veio falar de quadrilha comigo? Precisa se olhar no espelho e saber o que está acontecendo com ele. A quadrilha da vacina. Se quiser pedir direito de resposta, peça à CPI, e não ao debate. Respeite quem está assistindo, não minta. Comporte-se como presidente da República.”
Lula, em relação às acusações de Bolsonaro.
“Lula não quis aprender nada com as amargas lições que tomou. (...) Não ensine a seu filho que se roubar será premiado."
Ciro, sobre corrupção nos governos PT.
“Seu governo foi o governo que mais deixou florestas devastadas. Maior desmatamento dos últimos 15 anos. Em vez de proteger florestas, o senhor protegeu mineradoras e grileiros. Nesse aspecto é o pior presidente da história.”
Simone Tebet, em relação ao desmatamento na Amazônia e no Pantanal durante o governo Bolsonaro.
“Eu acho que falta ao senhor coragem de perguntar isso ao candidato do PT, que segundo o senhor é envolvido, e que está aqui. Por que não pergunta para o candidato Lula sobre esse assunto?"
Simone Tebet, ao recusar comentar sobre o caso Celso Daniel, questionada por Bolsonaro.
“Padre Kelson. Kelvin? Candidato padre."
Soraya Thronicke, ao chamar Padre Kelmon para questioná-lo.
“Tem uma coisa que nós sabemos e concordamos: o PT e o Lula foram os autores do maior escândalo de corrupção da história do Brasil.”
Felipe d’Avilla em resposta a Ciro Gomes.
“Então a falta de chuva é responsabilidade minha?"
Bolsonaro, em resposta a Simone Tebet.
“O senhor é um descondenado, nem deveria estar aqui. Por que o senhor está aqui? O senhor é cínico, mente, é um ator. O senhor deveria respeitar um padre.”
Padre Kelmon, em embate com Lula.