Candidata a deputada federal em São Paulo, Marina Silva (Rede) disputa uma vaga na Câmara Federal com o número 1818.
Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima é uma ambientalista, historiadora, professora e política brasileira nascida em 1958, na cidade de Rio Branco, capital do Acre. Desde 2015, ela está no partido Rede Sustentabilidade, que teve a criação liderada por ela.
Leia: Ipec: Lula tem 51% dos votos válidos; Bolsonaro, 37%
Leia Mais
Ipec em MG: com 55% dos votos, Lula amplia vantagem; Bolsonaro mantém 34%Ipec: Haddad lidera com 41%, seguido de Tarcísio com 31% e Rodrigo com 22%Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos; Bolsonaro, 36%Em 2014, filiada desde 2013 ao PSB, ela saiu como vice-candidata na chapa encabeçada por Eduardo Campos (PSB). Com a morte do ex-governador de Pernambuco em um acidante de avião, ela assumiu a líderança da corrida eleitoral.
Leia: Pesquisa Ipespe: Lula tem 49% dos votos válidos; Bolsonaro, 35%
Marina Silva, já no Rede, foi candidata pelo partido durante a eleição 2018. No segundo turno se posicionou pró Fernando Haddad (PT).
Leia: Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos; Bolsonaro, 36%
Eleições 2022
Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". Fizemos uma matéria com um passo a passo de como justificar ausência no dia da votação.
Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Ordem para votar:
Deputado federal - quatro dígitos
Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
Senador - três dígitos
Governador - dois dígitos
Presidente - dois dígitos
O "Beabá da Política"