Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Homem é preso por destruir urna de propósito em colégio em Betim, na RMBH

Um homem foi detido após destruir propositalmente uma urna eletrônica na cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O caso foi registrado na zona 316, da seção 311, na Escola Municipal Maria da Penha dos Santos Almeida, localizada no bairro Cruzeiro do Sul, na tarde deste domingo (2/10).



 
Acionada, a Polícia Militar (PM) encaminhou o suspeito para a sede da Polícia Federal.
 
A informação foi repassada por Paulo Tamburini, juiz coordenador do Gabinete Institucional de Segurança (GIS), que está na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
 
Segundo o magistrado, a urna danificada pelo eleitor foi prontamente substituída e não causou grandes transtornos na fila de votação do local. 
 
Tamburini também explicou que os votos computados no aparelho eletrônico não foram comprometidos: “As urnas possuem um sistema de segurança contra choques e danos. Os dados contidos nela não são perdidos, pois o sistema interno é colocado no aparelho substituto”.
 
Até o momento, 399 urnas apresentaram problemas e foram substituídas em todo o estado - 0,78% do total. O número é menor do que o esperado pelo TSE.